top of page

Projeto Brasil Sustentável Impulsiona Práticas de Sustentabilidade em Micro e Pequenas Empresas de 40 Municípios

Foto do escritor: Leonardo LopesLeonardo Lopes

A Iniciativa da CACB, em parceria com CNM, SEBRAE e CEBRAM, visa transformar o cenário empresarial com foco em sustentabilidade e crescimento econômico.



A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) lança o projeto Brasil Sustentável, uma iniciativa ambiciosa destinada a fortalecer micro e pequenas empresas (MPEs) através do associativismo e da promoção de práticas empresariais sustentáveis. Em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro Brasileiro de Assistência aos Municípios (CEBRAM), o projeto busca integrar critérios de sustentabilidade nas operações das empresas, respondendo aos desafios ambientais globais e criando oportunidades de crescimento sustentável.


O projeto Brasil Sustentável é uma iniciativa que visa promover a adoção de práticas de sustentabilidade empresarial entre micro e pequenas empresas (MPEs) em 40 municípios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. O projeto também busca qualificar os pequenos negócios para a realização de negócios sustentáveis com o poder público e grandes empresas.


A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) lidera o projeto, com parcerias estratégicas com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro Brasileiro de Assistência aos Municípios (CEBRAM).


O projeto será implementado ao longo 24 meses, com capacitações, workshops e eventos programados até a finalização, tendo seu lançamento na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que ocorrerá de 20 a 23 de maio em Brasília.


A iniciativa responde à necessidade de integrar práticas sustentáveis nas pequenas empresas, enfrentando desafios ambientais globais e criando oportunidades de crescimento econômico sustentável. A adoção de critérios de sustentabilidade é fundamental para a inclusão dessas empresas nas cadeias de valor de grandes empresas e no mercado de compras públicas sustentáveis.


Objetivos Específicos:

• Fomentar boas práticas de compras públicas sustentáveis nos municípios brasileiros.

• Qualificar os pequenos negócios para realização de negócios com o poder público e grandes empresas.

• Fortalecer a atuação sustentável dos pequenos negócios.

• Preparar os governos municipais para a realização de compras públicas mais sustentáveis.

• Habilitar as Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) para potencializar negócios entre empresas e governos locais.


Resultados Esperados:

• 1.200 MPEs atendidas em ações de incentivo à adoção de boas práticas de produção e consumo sustentáveis até a conclusão do projeto.

• 50% das MPEs atendidas adotam padrões e/ou certificações de sustentabilidade.

• 50% das MPEs atendidas esperam aumentar seu volume de negócios por meio de vendas sustentáveis em até 6 meses após a finalização do projeto.

• 80 funcionários e consultores das ACEs treinados em serviços verdes e digitais.

• 80% das ACEs atendidas desenvolvem e implementam novos serviços verdes. ]

• 40 encontros empresariais realizados.

• 40 municípios com acordos assinados entre prefeitura e ACE para apoiar a transição para uma economia de baixo carbono e mais circular.


Sobre a CACB: A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é uma entidade que representa associações comerciais em todo o país, promovendo o desenvolvimento empresarial e econômico através de iniciativas inovadoras e sustentáveis.

 

Comments


bottom of page